Pastoral, Reflexões

Não teste sua fé nas ovelhas!

Nós estamos diante de uma pandemia. Você já deve ter o seu feed entupido de mensagens sobre o novo coronavírus. Mesmo assim, não custa lembrar, já passa de 5.000 o número de mortos pela Covid-19. Lembrando também que a questão não se trata da letalidade do vírus em si, mas da velocidade de sua propagação que pode levar o sistema de saúde de um país ao colapso. Se a Itália está um caos, imagine se o Brasil não tomar as devidas precauções.

Diante disso, nós como cristãos temos o DEVER de nos posicionar diante dessa pandemia. Infelizmente, temos que dizer o óbvio, mas o fato é que nós aglomeramos pessoas todo domingo, e o risco de contribuirmos para a propagação do coronavírus é altíssimo. Veja, o vírus se propaga pelo ar até pelas gotículas de saliva. Imagine o desespero que pode ser se alguém, no meio do culto, do nada, espirra! Sem contar que uma das maiores expressões físicas de nossa fé é o abraço e “a paz do Senhor” num aperto de mãos. Pra quem faz isso há décadas, é quase que automático esse gesto.

Amigos, em nome do Eterno, não testemos nossa fé nas ovelhas! É uma IRRESPONSABILIDADE acreditar que TODOS os irmãos e irmãs são responsáveis e vão se isolar voluntariamente após algum sintoma. Até porque, os sintomas só aparecem depois de 5 dias! Ou seja, a pessoa que você considera saudável pode, sim, estar infectada. “Ain, mas a gente não pode ficar alarmando as pessoas à toa!” Pois é, era exatamente essa a postura da Itália até poucos dias.

Finalmente, deixo aqui o conselho de Paulo a Tito: “Lembre a todos que se sujeitem ao governo e às autoridades. Devem ser obedientes e sempre prontos a fazer o que é bom.” (Tito 3.1). E o bom a se fazer neste momento é ficar em casa por amor ao nosso próximo, principalmente aos idosos.

Que o Eterno nos abençoe e nos guarde em Cristo Jesus.