Pastoral

Que Deus te abandone!

A cena é praticamente a mesma sempre: aquele monte de criança naquela gritaria gostosa de festinha, chega minha filha: “Papai, a fulana me bateu!” – ao que respondo sorrindo e com certo ar de ironia: “Sim, minha filha, e vai ficar pior! O mundo é cruel e não tem dó de você!”. Ela sai meio decepcionada, mas a vida continua.

Desde que passei a ler mais sobre educação infantil, entendi o estrago que pais superprotetores podem semear no futuro de seus filhos. Filho único que sou, sei bem o que a vida tem me cobrado por ter apanhado de pantufa. Obviamente, mamãe não tem culpa de não ter tido acesso à informação. Ela, como muitos de nossos pais, fez o melhor que podia com aquilo que tinha: amor.

Acontece que a educação moderna é unânime: pais que impedem seus filhos de passar por qualquer problema ou frustração impedem o desenvolvimento da criança. No futuro, essas crianças talvez não consigam lidar com seus problemas sozinhas, além de crescerem com autoestima e autoconfiança prejudicadas. Acostumadas que estavam a fazer birra e sempre serem atendidas, no futuro, repetirão esse comportamento quando a vida mostrar sua cara feia!

Mas essa não é uma reflexão sobre pais que, por sentimento de culpa ou pela própria ausência, tentam compensar dando tudo para os filhos. É sobre uma teologia que ganha mais adeptos a cada dia – eu chamo de A Teologia do Comfort. Isso mesmo, aquelas pregações com aquele fundinho musical de pads e que te apresentam um Deus tão preocupado com o seu bem-estar, que fará de tudo pra você ser feliz e realizado.

Não quero ser tão ácido, mas gostaria apenas de te alertar: o Deus da Bíblia não é esse aí. O da Bíblia ficou calado por 400 anos e ninguém se perdeu. O da Bíblia disse a um de Seus maiores missionários: “Não, não vou dar o que você está me pedindo. A minha graça te basta!”. O da Bíblia abandonou Seu próprio filho na cruz! E nem preciso falar dos salmistas que rasgaram seu coração expressando a dor da alma pelo abandono do Eterno.

Texto incômodo, né? Pois é, arruma essa cara feia porque enquanto você ficar fazendo birra, Deus não vai te responder e vai esperar pacientemente você amadurecer.

Cresça! A vida é dura com os mimados.