Reflexões, Santificação

Manual prático de como não ser um crente cringe

O desafio de ser crente pra galera jovem de hoje é sem dúvida ser descolado! Se é cringe reclamar dos boletos e tomar café, imagine o trampo que dá ser um crente que curte jejum, oração, Bíblia e dancinha no TikTok. Bom, se você acabou de torcer o nariz, certeza que você é do grupo de risco!

A guerra entre as gerações não é exclusividade da igreja, já faz tempo que o RH tenta colocar na cabeça da Geração X que não há nada de errado em submeter-se a um diretor que vai de calça rasgada e Vans. Quando a gente mergulha no Worship, a treta que rola solta é com a parede preta da igreja e com a calça apertada do pastor!

Mas desde que o Rebanhão lacrou com o paletó listrado de uma listra só, essa dissonância entre gerações só mudou de ritmo, porque a música é o mesmo samba de uma nota só: “No meu tempo não era assim!”. Você se acha todo aculturado porque fala que “Jesus é da hora!”, mas entra em pânico quando os worshiperos dizem pro Eterno que “o vento que abre o caminho é Você”. Pois é, eles chamam Jesus de Você, já pensou? rs

Mas obviamente a relação do Evangelho com a cultura pop contemporânea não se limita à comunicação, seja ela verbal ou comportamental, a tragédia é acreditar que temos um problema na forma, quando o pecado está na essência. Explico: talvez a gente ache que referir-se ao Filho de Deus na segunda pessoa do singular é uma FORMA respeitosa porque o camarada que traduziu a Bíblia pra gente era português! Oras, pois… chamar alguém de tu era simplesmente o jeito que se falava comumente em Portugal (e se fala até hoje) ao se referir ao outro. A essência? Não adianta chamar Jesus de Tu e infernizar a vida do outro!

Então, como ser um worshipero descolado e não perder a essência? Oras, tendo conteúdo!
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente!”

Cara, a sua geração é a mais inteligente de todas e, ao mesmo tempo, a mais preguiçosa! Vocês têm preguiça até de reiniciar o modem! Então, a única forma de você não ser um crente cringe e ser cheio de Deus é oferecendo um culto racional fruto de uma mente pensante, porque essa é também a única forma de compreender qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.