Reflexões

Adapte-se!

Não são muitas as coisas que posso aconselhar, mas dentre aquelas que me sinto seguro para isso, deixo pra você o meu conselho para o próximo ano: aprenda a adaptar-se.

Diante de uma sociedade que vive o frenesi do “trabalhe enquanto eles se divertem”, pode lhe parecer meio incoerente esse conselho, mas todo herói tem um Plano B. Não dá pra viver a vida com uma fé cega que beira a esquizofrenia, em que tudo vai dar certo porque você está decretando em nome de Jesus.

Não, eu não quero estragar a sua positividade ou suas melhores expectativas, eu só quero lhe dar esse conselho, de alguém que aprendeu a duras penas que não é pecado pensar: “E se der errado?” O crente místico só falta bater na madeira quando ouve essa frase! Pra esses, a verdadeira fé é quando tudo dá certo. Contudo, para o crente em Jesus, a verdadeira fé é quando não importa o resultado, mas a fiel esperança de que Ele está conosco, haja o que houver.

Portanto, se ele te largou, adapte-se! A grana ficou mais curta? Adapte-se! O mignon tá pela hora da morte? Vai de frango! Você sempre foi tão criativa com a meia dúzia de roupas que tinha! E você, mano… não foi você que colou aquele adesivo irado no amassado do carro e ninguém se ligou?

Um dos brados libertadores de Paulo tem sido tão distorcido… Quase posso ouvi-lo gritando: “Ei, eu aprendi! Sim, eu aprendi a me ajustar a toda situação! Aprendi a desfrutar do muito e a valorizar o pouco. Em Cristo eu consigo ter força pra isso!”

Talvez o próximo ano seja o teu ano de colheita. Talvez seja um ano de plantio. Mas, não tenha medo do que vou lhe dizer: pode também ser o ano em que algumas folhas precisam cair, e isso faz parte da vida. Por mais que você se empenhe, você não pode dar vida a uma folha que perdeu a sua cor. Você pode até pintá-la da verde, mesmo assim, ela vai cair. Mas não se preocupe: a vida continua! Você tem mais sementes.

Num dos momentos mais dolorosos da minha vida, a frase de um grande amigo me deu esperança, e eu gostaria de deixá-la com você, como um presente: “O tempo é seu amigo”. E hoje, posso dizer isso a você com toda convicção: Sim, ele é.