Santificação

A tristeza de Deus

É impossível você ter passado por 2022 e não ter ouvido ou até usado a expressão “É sobre isso e tá tudo bem!”. Há quem diga que ela nasceu no BBB22, mas estudiosos da língua garantem que ela é mero anglicismo, numa tradução literal do “it’s [not] about”. Mas além daquilo que pra muitos é considerado “positividade tóxica”, o hype do bordão me acertou em cheio hoje. Acredite ou não, como há muito não acontecia, eu quase pude ouvir o Espírito Santo dizendo: “Escreva sobre isso!”

Palavras têm peso gigantesco pra mim, e isso tem sido motivo de alegria e angústia. Palavras são tão poderosas, que o Eterno poderia ter escolhido qualquer outro meio para comunicar o seu querer. Poderia ter mandado anjo, visão ou sonho, mas preferiu talhá-las na pedra, e foi a partir de lá que elas chegaram até nós, trazendo vida e redenção.

Mas qual o problema do tal bordão? Respondo: ele se tornou válvula de escape na guerra entre a carne e o espírito. Explico e tentarei ser o mais explícito com você, não se assuste!

Vivemos um tempo de esgotamento emocional que tem sido usado como uma justificativa para o distanciamento da fé, ou seja, eu fico mal, numa angústia sem explicação, e ao invés de ter um olhar holístico, que enxerga a situação de forma global, eu me concentro exclusivamente no emocional e simplesmente reduzo a “participação” de Deus na minha história com um reles: “Deus não me responde mais!”

Assim, eu recorro a todo tipo de ajuda, da terapia aos remédios, da caminhada ao crossfit, do happy hour à balada, e de tudo aquilo que existe de bom, mas que eu transformo num anestésico secular que sutilmente me afasta dAquele que me criou.

Acredite, eu tenho inúmeras dúvidas e dilemas na minha caminhada, mas se tem uma coisa que sou convicto é do meu chamado, e é com essa convicção que eu digo a você: essa tristeza que você sente quando a noite cai vem de Deus!

A Bíblia diz que a tristeza segundo Deus produz arrependimento! Você está acumulando pequenos deslizes, e estão te dizendo que você deve parar de se culpar – não! Não ouça essas pessoas! Deus está te chamando ao arrependimento hoje e é isso que te trará a cura completa. Simples assim.

É sobre isso, mas não tá tudo bem!