Reflexões, Santificação

A chave para a porta do novo

Definitivamente, você não pode ir para 2022 com essa pendência!

Você já sabe, final do ano e as redes sociais ficam lotadas de conselhos e dicas para se ter um ano novo próspero. De frases clichês à roupa que se vai usar na passagem, todo mundo tem uma receita infalível para alcançar as hashtags de #amor #paz #prosperidade #alegria e tudo mais.

Eu procuro sempre ter equilíbrio em tudo aquilo que escrevo. Como um exercício, me empenho para enxergar todas as perspectivas e não ser tendencioso, mas há alguns dias o Espírito Santo tem me dado uma palavra radical, por isso vou te dar a ÚNICA chave que abrirá todas as portas para o seu Feliz Ano Novo.

Você lembra daquela palavra de Jesus sobre a fé do tamanho de um grão de mostarda? Pois é, ela geralmente é usada nas mensagens triunfalistas de conquistas e tal, mas o que poucos sabem é o contexto em que ela foi dita pelo Mestre.

Jesus estava falando sobre escândalos e disse algo que os discípulos travaram! Ele disse: “Se [o seu irmão] pecar contra você 7 vezes no dia, e 7 vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe”. Foi nesse momento que eles disseram mais ou menos assim: “Ah, Jesus… aí cê quebra a gente! Tem que ter muita fé pra perdoar uma pessoa 7 vezes num dia, né?” Foi nesse contexto que Jesus falou que bastava só um pouquinho de fé pra isso.

Lá em Mateus 18, quando Jesus está contando aquela parábola do servo impiedoso, lembra? Pois é, Ele diz que aqueles que não perdoam serão entregues aos torturadores, e hoje a gente já sabe que aqueles que não liberam perdão sofrem não apenas na alma, mas na própria carne. Conheço pessoas que vivem em depressão simplesmente por não liberar o perdão!

Bem, eu poderia lhe dar dezenas de motivos para que você coloque uma pedra nesse assunto e perdoe quem te fez mal, e você poderia rebater com o velho: “É que você não sabe o que essa pessoa me fez!”, por isso, serei objetivo:

“Se você não perdoar de coração quem te ofendeu, você levará consigo toda angústia e dor para o ano novo, que, pra você, continuará velho”.

Sei que é uma palavra dura, mas essa é a única chave para abrir a porta do novo na sua vida: perdoe! Que Deus te dê graça e fé para isso.